Logo Internet Paulista
notícia
Grupo organiza teste nacional de banda larga
SÃO PAULO - Um grupo técnico formado por entidades como Anatel, Inmetro, Rede Nacional de Pesquisas e NIC.br (órgão executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil) vai mapear a qualidade de serviços banda larga no Brasil.

A ideia do NIC.br é investir R$ 100 mil em esforços como a medição de velocidade real de conexões banda larga em diversos pontos do Brasil, além de coletar dados fornecidos voluntariamente por usuários de todo o país.

Os dados voluntários serão colhidos por um aplicativo disponível no site do NIC.br que vai medir a qualidade da conexão à web dos usuários e relacioná-los ao CEP onde o usuário vive. O dado geográfico permitirá ver quais são as regiões do Brasil com mais e menos infraestrutura de internet e qualidade de banda larga.

Além disso, o NIC.br vai contratar serviços de banda larga em diversos pontos do país, de diversos fornecedores e diferentes tecnologias para testá-los.

Para isso, cem terminais de acesso com dispositivo GPS (para assegurar informações geográficas) vão circular o Brasil testando serviços de banda larga. Os testes ocorrerão sem o conhecimento das empresas de telefonia.

Os dados mapeados pelo NIC.br serão cruzados com outros estudos feitos por órgãos que colaboram com a pesquisa, como Anatel e Inmetro.

O Instituto de Metrologia, por exemplo, mantém um carro laboratório circulando por cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte para avaliar, bairro a bairro, a qualidade do sinal de serviços móveis como banda larga 3G, TV digital, rádio digital e WiMAX.

No caso destas duas últimas tecnologias, a medição ocorre de forma pontual, pois ainda há pouca abrangência de rádio digital e WiMAX no Brasil.

Todos estes testes devem gerar um documento apontando as principais características, qualidades e deficiências da banda larga no Brasil. O resultado do estudo poderá orientar a agência reguladora a tomar medidas mais eficazes para melhorar o acesso e a qualidade dos serviços de internet no país.


FONTE: http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/grupo-organiza-teste-nacional-de-banda-larga-20112009-18.shl
 
Veja outras notícias
seta Google Earth fica mais rápido
seta Volta do LHC é narrada no Twitter
seta Google Chrome OS cai em redes de torrents
seta Agora, Google Translate é automático
seta MS desenvolve Excel para supercomputador
seta Grupo disponibiliza 4,6 milhões de e-books
seta Menos pessoal, Twitter muda slogan
 
home sobre portfolio serviços contato